Sign In

Blog

 Insulating solar thermal systems properly

Header Slider Images

Isolando corretamente os sistemas solares térmicos

O aquecimento solar térmico de água está a tornar-se cada vez mais importante, num momento de crescente foco sobre energias renováveis e proteção ambiental. Os coletores solares armazenam energia solar num meio fluido, convertendo-a em calor e conduzem-na a um reservatório de armazenamento solar (água potável ou tampão) que, por sua vez, transfere o calor para o abastecimento de água doméstica.

Dependendo do tamanho do coletor, um sistema pode aquecer água para fins sanitários como banhos, ou ajudar no aquecimento da casa. Nos meses de verão, um sistema solar térmico gera mais calor do que o necessário. As perdas de energia não são um fator importante durante este período. No entanto, a situação é bem diferente no inverno. Quando os dias são curtos e o céu está nublado, o rendimento energético é reduzido e é necessário o auxílio da caldeira para aquecer a água. Para que todo o sistema solar térmico funcione com eficiência, é essencial um bom isolamento da tubagem.

Isolar corretamente – mas como?

A maioria dos sistemas solares térmicos são indiretos. Isso significa que, em vez de aquecer a água diretamente, o módulo solar aquece uma mistura de água-glicol que não entra em contato com a água potável. A mistura água-glicol circula num sistema fechado, através dos coletores solares, para o reservatório de armazenamento e vice-versa. Dentro do reservatório de armazenamento, a mistura água-glicol fica dentro de um feixe tubular, que funciona efetivamente como permutador de calor. Se as tubagens entre o coletor e o reservatório estiverem mal ou nem sequer isolados, o calor valioso é perdido e a eficiência de todo o sistema é prejudicada.

Os coletores solares são incrivelmente eficientes na absorção de energia solar e, nas condições certas, a temperatura da mistura de água-glicol que flui através dos mesmos pode atingir 150 °C. Portanto, as exigências para o exterior são mais elevadas do que para o interior do edifício. Tubagens externas devem ser isoladas apenas com material de qualidade solar. O Kaiflex Solar EPDM é uma boa escolha. Este isolamento elastomérico é resistente ao calor a +150 °C. Isso é muito importante para os tubos do sistema solar, porque, à medida que a temperatura do fluido cresce acima de 100 °C, muitos outros tipos de isolamento derretem ou endurecem, perdendo as suas propriedades. O Kaiflex Solar EPDM suporta esse tipo de temperatura e mantém a sua flexibilidade em toda a faixa entre +150 °C e –50 °C

O resto de instalação, do outro lado do reservatório de água quente, funciona como um sistema normal de água aquecida, a temperaturas normais. Esses tubos podem ser isolados em segurança com isolamento de tubagem doméstico comum, como o Kaiflex EF, Kaiflex ST or Kaiflex KKplus s2.

 

Danos ao isolamento levam a perdas de energia.

O isolamento exterior pode ser danificado não apenas pelo calor, mas também pela radiação UV, ozono e animais que o utilizam como material para seus ninhos. Independentemente da causa, seja térmica ou mecânica, os danos à camada isolante resultam em pontes térmicas que levam a perdas de energia dispendiosas. Também aqui, o Kaiflex EPDMplus, é ideal. Possui excelente resistência aos raios UV e garante desempenho isolante fiável ao longo da vida útil do sistema. Revestimentos resistentes como o Kaiflex Protect mantem o material isolante protegido contra danos, para eficácia ao longo dos anos.

Para facilitar a instalação, a Kaimann oferece o produto Kaiflex Solar EPDMplus 2in2, Este produto consiste em dois tubos de aço inoxidável corrugados (VA) pré-isolados. O Kaiflex Solar EPDMplus 2em2 interliga eficientemente coletores solares e reservatórios de armazenamento de calor, minimizando as perdas de energia e mantendo a água de aquecimento solar quente por mais tempo. O isolamento consiste em borracha sintética EPDM resistente a UV que é co-extrudida com um filme protetor duradouro, contra danos mecânicos causados por condições externas. Os tubos de alimentação e retorno são identificados e fáceis de diferenciar

Teasertext for results and related content
O aquecimento solar térmico de água está a tornar-se cada vez mais importante, num momento de crescente foco sobre energias renováveis e proteção ambiental.

Images

Thumbnail for news overview
Background for Infoboxes
Thumbnail for related content

Related Content

Tagging columns

Products
 
Countries
PRT - pt
Attributes
 
Test Methods
 
Application Areas
 
Tags
Corporate Content
Topics
 

Technical columns

Article Date
9/30/2019
Target
blog-technical-insulation