Sign In

Blog

 Informação técnica isolamento de sistemas de ventilação

Header Slider Images

Informação técnica isolamento de sistemas de ventilação

Porque necessitamos de AC nos Edifícios? Para que são isolados os sistemas de ventilação?

Como proprietário ou projetista de um edifício, escolherá seu sistema AVAC com base no clima, no uso e nas condições estruturais do edifício, bem como os seus gostos individuais. Mas sejam quais forem as suas escolhas, todos os sistemas AVAC requerem isolamento adequado para manter o ar à temperatura desejada e evitar perdas de emissões de calor desnecessárias.

 
Além de aquecer ou arrefecer um espaço, o objetivo dos sistemas de Ventilação e Ar Condicionado (AVAC) é fornecer conforto térmico e qualidade ambiental interna adequada para todos dentro de um edifício. Usado em todos os tipos de edifícios, desde educação, saúde, comercial ou residencial, os sistemas AVAC são frequentemente referidos como os pulmões e as veias de um edifício: dependendo das condições externas, o ar fresco externo é aspirado para os edifícios e aquecido ou arrefecido antes de ser distribuído pelos espaços ocupados.

É, então, expelido para o exterior ou reaproveitado no sistema. Os sistemas de ventilação, especialmente os sistemas de com entrada de ar externo, devem ser isolados para evitar a condensação de água. Isso pode ser realizado na parte externa ou interna da conduta. Atendendo a que os sistemas Kaiflex DUCT plus e Kaiflex Protect Alu-TEC estão em conformidade com as diretrizes de higiene da VDI 6022 alemã (requisitos de higiene para sistemas de ventilação e ar condicionado), o isolamento das condutas é recomendado com estes produtos. Para evitar a condensação quando o ar externo é admitido, não se recomenda o uso de materiais de isolamento de célula aberta. A considerável diferença de temperatura entre a superfície da conduta e o ambiente, juntamente com a humidade a ser levada em consideração, pode levar à penetração de água e falha do sistema de isolamento com consequente corrosão da tecnologia do sistema, tanto no caso de dano da camada de barreira de vapor, dos materiais de isolamento de célula aberta, como no caso de falha das uniões por contato.

Necessidade de habitação acessível, confortável e saudável - para projetar e construir grandes espaços de vida!

Os edifícios têm um grande impacto no bem-estar das pessoas. Muitos nem cumprem os requisitos mínimos para garantir espaços de vida saudáveis e seguros. Isto pode ter um impacto negativo sobre os ocupantes e pode resultar no que é vulgarmente chamado de “síndrome do edifício doente”. De acordo com convenções Internacionais (OMS 1982, MULHAAVE 1989), considera-se síndrome do edifício doente (SED) quando mais de 10 a 20% dos ocupantes do edifício revelam queixas ou sintomas não especificados que diminuem rapidamente após abandonar o prédio. Pode dever-se a isolamento acústico ou térmico mau ou inexistente, ou níveis de humidade inadequados, gerando mofo e humidade. A qualidade do ar interno pode afetar a saúde, o conforto, o bem-estar e a produtividade dos ocupantes do edifício. Com o isolamento correto, a perturbação sonora gerada pelos sistemas AVAC pode ser bastante atenuada e o conforto melhorado. Os nossos materiais de absorção de som quebram as ondas sonoras, ajudando a eliminar a reverberação do som e prevenir a propagação, especialmente em condutas retangulares.

Isolamento insonorizante para várias necessidades

 
Hoje em dia, na vida quotidiana, somos muitas vezes incomodados por uma infinidade de sons indesejados e, portanto, mais propensos a serem classificados como “ruído” (em termos coloquiais). Estudos clínicos demonstraram que as pessoas expostas a elevados níveis de ruído, durante um longo período de tempo, apresentam um risco aumentado de doenças cardíacas e um limiar de estresse mais baixo.

Em muitas áreas da engenharia e do projeto de construção, os desafios para reduzir o ruído estão a aumentar. Possíveis fontes podem incluir componentes de equipamentos técnicos de construção, como sistemas de ventilação e ar condicionado. O Kaisound, com suas propriedades versáteis e redutoras de som, já oferece soluções na fase de planeamento para atender aos elevados requisitos sonóros dos edifícios modernos.

O Kaisound reduz o ruído gerado pelo ar e pela estrutura logo na origem de seu desenvolvimento. Os excelentes valores de absorção, bem como os resultados de amortecimento acústico muito elevados (devido às propriedades viscoelásticas) contribuem significativamente para o conforto e a qualidade de vida.

Para uma redução de ruído eficaz dentro de uma máquina, o Kaisound pode ser aplicado internamente. Com densidade de 240 kg/m³, alcança resultados expressivos, como pode ser verificado no relatório do CSTB.

Teasertext for results and related content
Saiba mais sobre o isolamento dos sistemas de ventilação aqui.

Images

Thumbnail for news overview
Background for Infoboxes
Thumbnail for related content

Related Content

Tagging columns

Products
 
Countries
PRT - pt
Attributes
 
Test Methods
 
Application Areas
 
Tags
Corporate Content
Topics
 

Technical columns

Article Date
5/25/2021
Target
blog-technical-insulation